Delson Uchôa

Maceió - AL | 1956


Warning: foreach() argument must be of type array|object, bool given in /usr/html/wp-content/themes/marcozero/single-artista-plank.php on line 29

Delson Uchôa, artista alagoano cujo trabalho já foi apresentado nas bienais de Veneza, São Paulo, Havana e Cairo, além de integrarem coleções de diversas instituições, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), de Gilberto Chateaubriand (MAM-RJ), de João Sattamini (MAC-Niterói) e do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM-Recife).

Formado em Medicina, Delson integrou a exposição coletiva “Como Vai Você, Geração 80?”, realizada em 1984, na Escola de Artes Visuais do Parque Laje. Organizado por Marcus Lontra Costa e Paulo Roberto Leal, o projeto foi um marco, exibindo novos talentos, pouco depois consolidados e tendências das artes visuais.

Seu trabalho apresenta um olhar expandido para a pintura, realizada em diferentes suportes, em diálogo com a escultura, a performance, entre outros. “Eu pinto alegria, magia, religião… Eu quero a cor e a alma do povo brasileiro”, escreveu recentemente.

Sobre sua arte, Delson afirmou à Revista Continente: “Sou pintor, e tudo que eu faço é pintura. A fotografia funciona como entremeio, um recurso para a pintura expandida. Penso na pintura como um corpo para habitar entre nós, quero que ela também seja vista com os dedos, também sei que ela fala para os olhos que sabem ouvir. Os suportes variados ajudam a sensualizar, estimulam a libido, o desejo de pegar, roçar, entrar. Tenho interesse em humanizar a minha pintura, por isso ela conversa com a medicina, e quando exposta é permitido o toque, em algumas você pode até entrar dentro.”