Caminhos de ida, caminhos de volta – Lula Cardoso Ayres

Curadoria: Guilherme Moraes

A mostra Lula Cardoso Ayres: caminhos de ida, caminhos de volta propõe núcleos que reúnem trabalhos de assuntos e interesses que foram se avolumando no percurso deste artista, desembocando em suas fases seguintes e concomitantes em vastas combinações. Dentro da multiplicidade de sua produção, é possível ver uma inclinação pela plasticidade do barro, pelo mistério das histórias, dramaturgias e danças populares e pelos rostos dos quais trabalham no campo e realizam tais produções simbólicas.
Observar tal trajeto é atentar para o curso de interesses que hora se afastam em caminhos dispares ora convergem, irmanam-se, mesclam-se no complexo cultivo da simultaneidade das investigações, das preocupações e dos desejos desse significativo artista.

Tal trajeto de idas e voltas (entre metrópoles e o interior, entre o engenho e o que extrapola suas terras, entre seus semelhantes da açucarocracia e mestres, artistas populares e contadores, entre certezas, entre figuração e a abstração, do barro e para o barro), faz do trabalho de Lula o produto final de sua singular trajetória. Para Gilberto Freire “Nenhum artista, nenhum poeta, nenhum pensador, ninguém cuja obra de possa associar à idéia de criação ou criatividade, em um só, do princípio ao fim de sua vida. Ao contrário: é múltiplo dentro do tempo através do qual se estende sua existência”. Em sua abrangência, Lula foi: deslocou-se, aprendeu, emocionou-se, intimidou-se, arriscou-se; e voltou: para Pernambuco, para Recife, para Cacaú, para o ateliê, para o que absorveu de seus mestres, para aquilo que parecia sempre se renovar aos seus olhos enquanto elemento de genuinidade. A obra de Lula Cardoso Ayres é sobretudo a manifestação de sua singularidade a partir de seu percurso no tempo e no espaço.


Serviço:
Exposição “Caminhos de ida, caminhos de volta”
Local: Galeria Marco Zero (Av. Domingos Ferreira, 3393 – Boa Viagem, Recife – PE)
Visitação: a partir de 10 de agosto
Horários: de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Informações: (81) 98262-3393 e contato@galeriamarcozero.com


Galeria Marco Zero
Av. Domingos Ferreira, 3393
Boa Viagem – Recife – PE