Festa para o Caçador & As janelas de Bajado

Curadoria de Ariana Nuala

A Galeria Marco Zero tem o prazer de anunciar a abertura simultânea de duas exposições: “As Janelas de Bajado” e “Festa para o Caçador”. Com curadoria de Ariana Nuala, as mostras destacam as singularidades artísticas de dois renomados artistas cujas vidas foram intimamente ligadas à cidade de Olinda: Gilvan Samico e Bajado.

A exposição “Janelas de Bajado” é um convite para imergir em núcleos que revelam a profunda relação do artista com as multidões. Seja como observador atento ou participante efervescente de festas e rituais populares, Bajado traduz essas experiências em pinturas que capturam a essência de lugares como feiras, carnavais e estádios de futebol. Suas obras, que recriam celebrações religiosas e encontros futebolísticos, compõem um mosaico de corpos que se entrelaçam. Entre a constância e o improviso, Bajado tece uma narrativa rica e dinâmica que destaca a importância dos ritos na compreensão social.

Em “Festa para o Caçador”, a exposição apresenta uma seleção cuidadosa de trabalhos de épocas distintas do artista Gilvan Samico. Partindo de seu processo para a criação da mostra, é possível observar seus estudos, pinturas e gravuras que revelam o complexo fazer do gravurista. Suas matrizes em madeira, fundamentais para sua poética, oferecem um diálogo do artista com essa matéria, e seus desenhos em grafite uma prática em constante mudança, atribuída à literatura, como também à escuta da poeta Célida Samico, sua companheira.

SERVIÇO:
Exposições “Gilvan Samico – Festa para o Caçador” & “Bajado – As Janelas de Bajado”
Local: Galeria Marco Zero (Av. Domingos Ferreira, 3393 – Boa Viagem, Recife – PE)
Visitação: a partir de 29 de novembro
Horários: de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Informações: (81) 98262-3393 e contato@galeriamarcozero.com