ArPa – 2024

Encantados
Curadoria Ana Carolina Ralston

A Galeria Marco Zero apresenta o projeto “Encantados” na ArPa, entre os dias 26 e 30 de junho, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. A mostra com curadoria de Ana Carolina Ralston marca a estreia da galeria na feira de arte e exibe trabalhos dos pernambucanos Bozó Bacamarte e Rayana Rayo e do sergipano Véio, aproximando o caráter fantástico e metamórfico presente nas produções dos artistas.

Com projetos artísticos singulares, Bozó, Rayana e Véio se encontram, na investigação do onírico, no interesse pelo lúdico e o fantástico. Segundo Ana Carolina Ralston, Bacamarte apresenta seu universo de personagens e elementos que ecoam o Movimento Armorial, a arte urbana e a potência da xilogravura, enquanto Rayo pincela os labirintos do inconsciente, em um processo de mergulho na subjetividade.

Como um elo entre os trabalhos dos pernambucanos, produzidos em telas, está a obra tridimensional de Cícero Alves dos Santos, o Véio. O sergipano apresenta suas esculturas de formas alongadas, criadas a partir de madeira morta, fruto de sua ligação profunda com a natureza, os seres vivos e as lendas e histórias que habitam a cultura e o imaginário do Nordeste.

Coletiva
?Representada pela Galeria Marco Zero, a artista visual pernambucana Ianah também estará presente na 3ª edição da ArPa, dentro da exposição coletiva “Todo ser vivo é a Terra dos Outros”. Com curadoria de Ana Carolina Ralston, a mostra ganha exibição no setor BASE da feira, com trabalhos que discutem o corpo “como veículo de renovação e conexão com o universo ambiental do qual fazemos parte”. 

Ianah é artista visual, grafiteira, juremeira e técnica em agrologia, com uma pesquisa artística com bases autobiográficas e preocupada com as materialidades dos territórios. Sua produção é construída por meio de tintas feitas de forma artesanal, usando como matéria prima as terras que recolhe em diferentes locais.