Vinicius Barajas


Warning: foreach() argument must be of type array|object, bool given in /usr/html/wp-content/themes/marcozero/single-artista-plank.php on line 29

Nascido em São Bernardo do Campo em 1984, Barajas constrói uma trajetória que articula com sensibilidade práticas artísticas individuais e coletivas, teoria e experiência material, território e corpo.

Barajas tem desenvolvido uma pesquisa singular em torno da terra, do fogo e da transformação de materiais. Sua produção se dá não apenas na criação de objetos artísticos, mas na construção de dispositivos – fornos de queima de cerâmica – que se tornam pontos de encontro e aprendizagem comunitária. Por onde passa, deixa um vestígio de coletividade, tornando o ato de produzir arte uma experiência compartilhada.

“Produzo cerâmicas, construo fornos para queima a lenha e a gás, papel artesanal com fibras naturais, pintura e desenho com pigmentos vegetais e minerais. Uma prática artística sustentável diante da crise ambiental que vivemos. Tenho aprendido diferentes ofícios em distintos territórios por onde tenho passado e por meio de oficinas e projetos sociais tenho circulado meu trabalho”, comenta o artista.

Em suas exposições individuais recentes na Espanha e no Brasil, assim como coletivas na Áustria e Argentina, Barajas desenvolve uma prática artística engajada, ética e sensível, conectada a cada um desses espaços. Essa atenção ao lugar se reflete também em sua entrada na Marco Zero, sobre a qual ele comenta: “É uma grande alegria este início de trajetória na Marco Zero, uma galeria que está fora do eixo Rio-São Paulo. Estou agradecido pela oportunidade de estar ao lado de artistas que são referências na história da arte brasileira e que possuem uma relação direta com o território em que trabalham.”